Pages

23 março 2010

Tecnolofacil entrevista o Professor Francisco Streapco

O blog tecnolofácil entrevistou o Professor Francisco França Streapco.
Ele nos conta um pouco como a tecnologia o auxilia em sua área e quais as ferramentas mais utiliza.

O prof. Francisco é graduado em Publicidade e Propaganda com Ênfase em Marketing pela Universidade de Ribeirão Preto e Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Universidade São Francisco. Ele possui 10 anos de experiência na área de comunicação e marketing. É professor e consultor de marketing.
Segue abaixo a entrevista.

------------------------------------------------------------------
Tecnolofácil: Qual a importância da tecnologia em sua área?
Francisco Streapco: Como é comum a qualquer área, a tecnologia influencia significativamente a profissão. Os esforços da área de markeitng para a busca permanente da satisfação dos clientes são bem amparados pela tecnologia, não apenas pelo fato de facilitar a comunicação, bem como o barateamente de ações e o encontro do público-alvo no marketing um-a-um. Nós, profissionais de marketing chamamos de Web Marketing qualquer esforço promocional realizado por meio da Web. Mesmo que a empresa possua o melhor e mais interessante site do mundo, elas vão precisar fazer algum esforço para dizer aos internautas que ela existe e que está aguardando visitas. É ai que entra a promoção através do Web Marketing. É claro que existem outros canais como a TV, Rádio, Revistas, Outdoors... Mas a internet é um canal em franca evolução e de aceitação geral. Ainda no Brasil engatinha uma outra ferramenta tecnológica, mas que em breve será muito utilizada pelos profissionais de marketing, trata-se do SMS (Serviço de Mensagens Curtas), que possui grande penetração, autonomia de disparo pela empresa, imediatismo de audiência e baixo custo. Ótima opção para relacionamento com o cliente e mensagens institucionais.
Tecnolofácil: Quais as ferramentas tecnológicas que mais utiliza?
Francisco Streapco: A tecnologia não se aplica apenas aos aspectos virtuais. Na profissão do marketing a tecnologia é aplicada a tudo, desde o desenvolvimento de layouts até os meios de comunicação. Softwares e plataformas são grandes aliados aos novos modos de se fazer comunicação. Podemos usar de recursos que permitem a exploração do mundo imaginário e criar cenários que geram valor ao internauta. Para a comunicação, podemos usar diversas ferramentas, sendo elas os E-mails Mkt, o CRM cujo objetivo principal é auxiliar as organizações a angariar e fidelizar clientes ou prospectos, fidelizar clientes atuais na busca de atingir a sua satisfação total, através do melhor entendimento das suas necessidades e expectativas e formação de uma visão global dos ambientes de marketing. O CRM abrange, na generalidade, três grandes áreas: Automatização da gestão de marketing, Automatização da gestão comercial, dos canais e da força de vendas e Gestão dos serviços ao cliente. Naturalmente que portais e sites de grande audiência se fazem importantes para a divulgação da empresa para determinado público.
Tecnolofácil: A explosão da internet mudou seu método de trabalho?
Francisco Streapco: Sem dúvida nenhuma. Além da facilidade para a comunicação, novas oportunidades de negócios surgiram. O comportamento do consumidor, sua relação com o ambiente virtual e as facilidades de compra oferecem grandes oportunidades e não somente para consumidores finais, mas também para empresas e órgãos públicos. Atualmente podemos usar Blogs, Flogs, Vlogs, Editores de e-mails, Plataformas de Áudio e muito mais para criar e chamar a atenção do internauta e assim vender produtos e serviços. Ao mesmo tempo grandes desafios surgem com essa evolução, os desafios logísticos para atender a necessidade dos clientes, os riscos de pagamento via ambiente virtual, mudança cultural para aceitação do e-commerce, entre tantos outros aspectos, os desafios para os profissionais de marketing são tantos.
Tecnolofácil: Quais as vantagens e desvantagens que a tecnologia lhe proporcionou?
Francisco Streapco: A lista é grande, mas vou resumir para que nossa leitura seja mais harmônica. Posso dizer que para a profissão de marketing as vantagens: Baixo custo de colocação, Formas múltiplas de mensuração, Marketing um-a-um, Utilização de informação, Distribuição da informação irrestrita, Crescimento do uso da Internet e as desvantagens são Formas ainda não completamente desenvolvidas de mensuração, Audiência ainda relativamente pequena, Dificuldades em medir o tamanho do mercado e perfil psicográfico dos usuários. Não se deve atribuir a tecnologia os fatores críticos que levam uma ação ao sucesso. Por mais que os meios tecnológicos nos auxiliam eles também nos distanciam e o fato de criarmos distância na nossa relação com o cliente, podemos perder a sensibilidade de atendê-lo e consequentemente perder mercado.
Tecnolofácil: Acredita que seria possível alcançar os mesmo resultados sem o uso de tecnologia?
Francisco Streapco: Entendo que entre os prós e contras que a tecnologia oferece, a nós ficam os resultados mais expressivos e, se forem negativos, devemos corrigí-los e se são positivos devemos abusar do seu uso. Quem tende a demonstrar se o resultado é bom ou não, é o mercado. Se ele está inclinado para a exploração da tecnologia, devemos usar.

Obrigado Francisco, o blog tecnolofacil agradece a sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário